Análise Geológica e Geomorfológica dos Setores de Escalada em Rocha, No Estado do Paraná. Ricardo Letenski e maria cassol pinto

by - 2:46 PM




 

You May Also Like

3 comentários

  1. Para a continuidade da pesquisa, seria interessante investigar a resistência de cada rocha, e criar algum tipo de resultado que recomende o uso de determinados equipamentos conforme a litologia (materiais móveis onde as rochas são resistentes o suficiente para seu uso, materiais fixos onde a rocha não é tão resistente; recomendar uso obrigatório de capacete nos locais onde a rocha é menos resistente e pode soltar pedaços... há de se pensar no que poderia ser recomendado).

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Essas informações são relevantes sobretudo para a comunidade que pratica o esporte e para os gestores das áreas (púbicos ou privados), visto que muitas características da escalada dependem do tipo de rocha. Outros pontos que podem ser levantados são aspectos a i) vegetação rupestre e fauna que ocorrem em cada tipo de formação, como subsídio ao planejamento de setores de escalada de acordo com o grau de impacto, necessidade de fechamento temporários de vias (época de nidificação por ex.); ii) definição de tipos de proteção em vista de reduzir ou aumentar a frequentação em determinado setor; iii) processos erosivos na base de vias e acessos, em função do tipo do solo e depósitos. iv) Aspectos de preferência dos escaladores por um dado tipo de rocha, abrasão, tipos de agarras, resistência da rocha, tamanho médio das vias, etc. Particularmente acredito que a dificuldade média das vias pode estar mais ligado à outros fatores mais relevantes que o tipo de rocha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a proposta muito interessante !!! Parabéns pelo trabalho !

      Excluir