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ORIENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA II. Danielma Ferreira da Rocha e Efigênia rocha barreto da silva

by - 10:24 AM

 


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8 comentários

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  3. Muitas pessoas não conseguem se orientar espacialmente, em alguns casos devido a um ensino de Geografia que não aborda está temática. Dito isso, de que maneira foram realizadas as atividades? De que forma o quebra-cabeças foi confeccionado e desenvolvido com os alunos? e após está oficina qual a compreensão dos alunos sobre o espaço?

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    1. O quebra cabeça foram confeccionados por as estagiárias, o desenvolvimento do material com os alunos se deu a logo após a exposição do conteúdo, como forma de sistematização do conteúdo e até mesmo de avaliação da compreensão dos alunos, através desses momentos de aplicação de jogos e atividades diagnosticamos o entendimento deles e a sua aplicação sequenciada do conteúdo em sua realidade espacial de forma contextualizada. Por fim a compreensão dos alunos se deu de forma significativa e pontual.

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  4. Esta proposta destaca a importância de se trabalhar com a alfabetização cartográfica desde as séries iniciais, para assim possibilitar uma formação mais completa dos sujeitos, para que possam se tornar leitores e mapeadores críticos da realidade que os cercam. Pergunto: quais foram os maiores desafios ao se trabalhar esta temática com os alunos? Na vossa percepção, como poderíamos melhor qualificar os nossos alunos de graduação nesse processo formativo (a partir da experiência adquirida), diante de um tema como esse, de fundamental importância para a formação do pensamento espacial?

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    1. A maior dificuldade se deu na confecção dos materiais devido a faixa etária dos alunos e sua facilidade em dispersão alinhada a introdução a temática, lançamos mão de utilizar jogos, atividades para facilitar a mediação e a compreensão doa alunos, de maneira que prendesse a atenção dos mesmos, de maneira que a confecção, as pesquisas e a junção e adaptação dos vários materiais a serem utilizados em sala demandaram algumas dificuldades nesse processo. Acreditamos que a melhor qualificação formativa se dá através da extensão e pesquisa desde os primeiros semestres da graduação, a extensão como o PIBID por exemplo, possibilita a nós graduandos múltiplas experiências antecedentes ao estágio que agregam e qualificam as nossas experiências e reflexões reverberando no profissional em formação.

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