
O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia (SEMPGEO) chega, no ano de 2020, a sua sétima edição. O evento, que ocorre anualmente, é organizado por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com o objetivo de proporcionar a integração entre os cursos de Graduação e Pós-Graduação através da socialização de pesquisas e trabalhos científicos, bem como através da realização de palestras e atividades durante o evento.
Criado por BeautyTemplates | Design por @brunavieiraok
2 comentários
Quais as principais habilidades e competências que o Geógrafo possui e que o diferencia em relação aos demais profissionais envolvidos nestas pesquisas do IBGE ?
ResponderExcluirOlá! Obrigado pela pergunta.
ExcluirEste trabalho faz parte de um apanhado de estudos realizados pelos autores acerca deste tema, apontando para habilidades e competências do geógrafo como otimizador de resultados no trabalho das Agências do IBGE, destacando a capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política e competência na utilização da informática. O geógrafo é o profissional capaz de, observando parâmetros metodológicos, captar e selecionar as informações do espaço que lhe permitem traçar planejamentos estratégicos, considerando a interação espaço-tempo para a tomada de decisão. Nesta perspectiva, a leitura técnica da heterogeneidade do espaço exige um debruçamento teórico próprio do conhecimento geográfico.
Como pontua Ruy Moreira (2007), o homem observa a paisagem associando a localização, distribuição e extensão das coisas recortadas pelo olhar do observador, o qual vê a unidade na forma do espaço, sendo este a expressão geográfica da diversidade. Considerando esta visão, observamos o perfil do profissional de geografia como aquele que pode contribuir de maneira efetiva, pois se espera deste profissional a capacidade de observar, analisar, refletir e explicar a realidade utilizando de métodos de leituras espaciais como a aptidão para estabelecer regionalizações por atributos naturais e/ou socioeconômicos, além de ler e interpretar as dinâmicas socioterritoriais em escala local e regional.