O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia (SEMPGEO) chega, no ano de 2020, a sua sétima edição. O evento, que ocorre anualmente, é organizado por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com o objetivo de proporcionar a integração entre os cursos de Graduação e Pós-Graduação através da socialização de pesquisas e trabalhos científicos, bem como através da realização de palestras e atividades durante o evento.
Criado por BeautyTemplates | Design por @brunavieiraok
3 comentários
Temática que traz uma bagagem interessante para um longo debate. Parabéns pelo tema. Pergunto: Na metodologia não ficou muito claro se foi estabelecido algum parâmetro para a seleção dessas coleções, ou estas são as únicas que se encontram no acervo de pesquisa? Na sua percepção, como superar a defasagem ou não visibilização dos povos do campo enquanto discussão nos livros didáticos? Como este tema pode e deve ser melhor explorado pelos professores não só na formação inicial, mas na formação continuada?
ResponderExcluirOlá Professora, Rosangela!
ResponderExcluirA respeito da metodologia as coleções analisadas foram as únicas disponíveis no acervo consultado na escola. Essas três coleções estavam completas do 6° ano ao 9°ano. Haviam algumas coleções incompletas, pois só havia um livro de algum ano e não continha os demais. Sobre minha percepção, a postura do(a) professor(a) poder contribuir muito para a superação dessa defasagem até mesmo utilizando os textos dos livros didáticos que retratam alguns estereótipos e debater com os(as) alunos(as) o contexto apresentado fomentando um pensamento questionador nas aulas e não apenas seguir o que está posto, mas sim problematizar a questão dos povos do campo. Algumas alternativas para explorar esse tema, pode ser a elaboração de materiais didáticos em conjunto com professores e universidades para evidenciar outros atores para além do espaço urbano. Em certos cursos, os livros didáticos são poucos debatidos, e uma aproximação entre as escolas e as universidades poderia modificar esse cenário na construção de materiais que retratem a realidade dos alunos, visto que as políticas educacionais muitas vezes retratam apenas um tipo de discurso. Enquanto educadores precisamos também adotar a tarefa de pesquisadores, e procurar em nossas aulas utilizar estratégias de aprendizagem que instigue o (a) aluno (a) na construção do conhecimento.
Muito obrigada pelas questões :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir