O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia (SEMPGEO) chega, no ano de 2020, a sua sétima edição. O evento, que ocorre anualmente, é organizado por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com o objetivo de proporcionar a integração entre os cursos de Graduação e Pós-Graduação através da socialização de pesquisas e trabalhos científicos, bem como através da realização de palestras e atividades durante o evento.
Criado por BeautyTemplates | Design por @brunavieiraok
4 comentários
Interessante como a BNCC tem esvaziado a educação básica, incluindo a Geografia. A pesquisa averiguou a redução de carga horária específica de Geografia em alguma escola?
ResponderExcluirSaudação Marlon,
ResponderExcluirEm relação a carga horária, sabemos que na rede pública do estado do Paraná, existe um planejamento para reduzir a carga horária da disciplina em 1/3, o que significa que o componente curricular Geografia será ofertado apenas nos dois primeiros anos do Ensino Médio.
A BNCC já é uma realidade na maioria das escolas. Assim, de que forma podemos demonstrar a importância da Geografia para os alunos e governantes? Qual deve ser nosso posicionamento em frente a essa norma, qual caminho seguir diante do cenário atual em que a BNCC já está imposta?
ResponderExcluirA melhor forma de demonstrar a importância da Geografia é a abordando de forma contextualizada. A Geografia é uma disciplina que estuda saberes relacionados aos problemas das sociedades contemporâneas (problemas sociais e ambientais), fazer com que alunos e governantes entendam e respeitem a disciplina como tal é parte do desafio dos geógrafos atualmente. O posicionamento dos atores do processo educativo para com a BNCC deve ser de respeito. Todavia, deve se manter uma postura crítica e estar atento aos impactos da BNCC nas diferentes realidades do território brasileiro, pois esse é um momento relevante de implementação da norma. Na prática, precisamos destacar que a Geografia é uma ciência que busca refletir e compreender a interação da sociedade com a natureza, o que não é feito pelos outros componentes curriculares. Em Geografia, estudamos climatologia, geomorfologia, impactos ambientais, economia, urbanização, enfim, um conjunto de conhecimento que subsidia a inteligibilidade da sociedade.
Excluir