Reflexões acerca do ensino de Geografia na Educação Básica, a luz da reforma curricular normatizada pela BNCC. Gabriel de Lima Germano, ramon de oliveira bieco braga e clevisson junior pereira

by - 6:00 AM


 

You May Also Like

4 comentários

  1. Interessante como a BNCC tem esvaziado a educação básica, incluindo a Geografia. A pesquisa averiguou a redução de carga horária específica de Geografia em alguma escola?

    ResponderExcluir
  2. Saudação Marlon,
    Em relação a carga horária, sabemos que na rede pública do estado do Paraná, existe um planejamento para reduzir a carga horária da disciplina em 1/3, o que significa que o componente curricular Geografia será ofertado apenas nos dois primeiros anos do Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  3. A BNCC já é uma realidade na maioria das escolas. Assim, de que forma podemos demonstrar a importância da Geografia para os alunos e governantes? Qual deve ser nosso posicionamento em frente a essa norma, qual caminho seguir diante do cenário atual em que a BNCC já está imposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor forma de demonstrar a importância da Geografia é a abordando de forma contextualizada. A Geografia é uma disciplina que estuda saberes relacionados aos problemas das sociedades contemporâneas (problemas sociais e ambientais), fazer com que alunos e governantes entendam e respeitem a disciplina como tal é parte do desafio dos geógrafos atualmente. O posicionamento dos atores do processo educativo para com a BNCC deve ser de respeito. Todavia, deve se manter uma postura crítica e estar atento aos impactos da BNCC nas diferentes realidades do território brasileiro, pois esse é um momento relevante de implementação da norma. Na prática, precisamos destacar que a Geografia é uma ciência que busca refletir e compreender a interação da sociedade com a natureza, o que não é feito pelos outros componentes curriculares. Em Geografia, estudamos climatologia, geomorfologia, impactos ambientais, economia, urbanização, enfim, um conjunto de conhecimento que subsidia a inteligibilidade da sociedade.

      Excluir