O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia (SEMPGEO) chega, no ano de 2020, a sua sétima edição. O evento, que ocorre anualmente, é organizado por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com o objetivo de proporcionar a integração entre os cursos de Graduação e Pós-Graduação através da socialização de pesquisas e trabalhos científicos, bem como através da realização de palestras e atividades durante o evento.
Criado por beautytemplates | Design por @brunavieiraok
4 comentários
Existem muitas referências interessantes sobre o uso de Fotografia na Geografia, mas elas estão dispersas por ai.
ResponderExcluirRecomendo algumas:
COELHO, L. C. Revelando a paisagem através da fotografia: construção e aplicação de um método - Porto Alegre vista do Guaíba. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional). Porto Alegre: UFRGS, 2011, 313 p.
SANDERS, R. Developing Geographers through Photography: Enlarging Concepts, Journal of Geography in Higher Education, Vol. 31, n. 1, Janeiro 2007, pp. 181–195.
Olá, agradecemos a indicação de reflexões teóricas sobre o uso de fotografia.
ExcluirO ensino de Geografia por meio de imagens pode potencializar os conhecimentos construídos pelos alunos. Dessa forma, como os autores analisam a possibilidade de trabalhar com fotografias produzidas pelos próprios educandos?
ResponderExcluirMuito obrigado a pergunta.
ExcluirHá a possibilidade de organizar a forma de registro, já que os registros não devem ser feitos com grande volume pois pode comprometer a relevância das imagens. O uso das fotografias produzidas pelos alunos é antes registros ordenados pelas seguintes reflexões que o professor de geografia pode atribuir: "Valorizar a máquina de registro"; "valorizar a bateria" e "valorizar o espaço de armazenamento, cujo tecnologia deva ser observada para entender o poder de registrar a realidade", isso quer dizer que o poder que o ser humano conseguiu alcançar sobre a ferramenta da fotografia pode ser valorizada, assim sendo que cada clique proponha uma imagem certa ao invés de várias fotografias agregando cansaço visual. Ao realizar um passeio de estudos sobre a paisagem pode-se ter em mente a quantidade mínima de fotografias, assim conseguindo atribuir mais qualidade nas fotografias e mais objetivo no registro.
A utilização das fotos sob autoria dos alunos pode ser utilizado em trabalhos no laboratório de informática com o objetivo de construir um documento de registro de fotografia (com uma ou duas fotografias) com a descrição do lugar, podendo haver comentários particulares a respeito do lugar presenciado na hora da foto. Comentários a respeito da cultura e clima também são relevantes, podendo ser explorado de diversas formas na questão de comentar itens preponderantes na paisagem e no momento do registro.
Este trabalho em forma de documento virtual pode agregar ao discente a auto-observação, valorização e pertencimento no espaço, ajudando-o a contribuir cada vez mais para ambientes organizados e preservados.
Obrigado novamente.
Att;